BLOG

Evento chega ao seu segundo ano e continua dando microfone e amplificadores às novas promessas da música local.

O grande número de bandas promissoras que chegam, ano a ano, à produção do Rec-Beat estimulou o festival a criar, no ano passado, a festa Rec-Beat Apresenta como atividade paralela ao evento. A segunda edição do evento acontece no próximo dia 29, novamente na casa de shows Estelita, às 22h, antecipando a comemoração dos 20 anos do Rec-Beat, que acontece durante o Carnaval.

“O objetivo dessa iniciativa é abrir um espaço adicional para as novas bandas que não fazem parte da programação oficial do festival, mas que o festival aposta por acreditar no futuro dessas bandas”, ressalta Antonio “Gutie” Gutierrez, criador e curador do Rec-Beat.

Para a segunda edição da festa, o Rec-Beat Apresenta escalou o afrobeat da banda Abeokuta, e as diferentes nuances de rock instrumental das bandas Mabombe e Cosmo Grão. Nos intervalos entre os shows, DJ Soma assume o som.

Também integra a programação, abrindo a noite, a exibição do documentário Festival Rec-Beat 2014, dirigido por Pedro Bayeux. O filme reúne trechos de shows, imagens do backstage e depoimentos das bandas que participaram da edição do ano passado do festival.

Abeokuta

Foi com o intuito de dar continuidade ao legado de Fela Kuti que os nove integrantes da Abeokuta decidiram montar a banda, em 2012. No palco, trompete, trombone, saxofone, guitarras, baixo e percussão se unem musicalmente num sintonia e energia típicas do Afrobeat.

No show do Rec-Beat Apresenta #2, a banda vai tocar suas músicas autorais, canções de Fela Kuti (como lady e Gentleman) e outras ainda de Tony Allen. O Yorubá e o inglês cantados nas músicas de Fela foram substituídas pelo português e, por momentos, o afrobeat se une aos ritmos populares nordestinos – como o caboclinho – nas composições da Abeokuta.

Cosmo Grão

A semente que daria vida à Cosmo Grão – formada há cerca de três anos – surgiu bem antes do grupo nascer, quando todos os integrantes já vinham há anos ouvindo Black Flage, Kyuss e Chinese Cookie Poets,, entre outras referências rockeiras. O quarteto, formado por Rafael Gadelha no baixo, Chico Rocha e Thiago Menezes nas guitarras, e Cássio Sales na bateria, escolheu o caminho do rock instrumental quando decidiu formar a banda.

Eletrizante, o som da Cosmo Grão revela mais proximidades com a vertente metaleira do rock. O primeiro EP da banda foi gravado durante os últimos meses de maneira independente e deve ser lançado ainda no início desse ano. Mas para quê esperar? Melhor aproveitar e curtir o som do quarteto já ao vivo, na próxima quinta-feira. Além das faixas do primeiro registro, o grupo vai tocar outras músicas autorais e releituras de bandas que os influenciaram.

Mabombe

Também instrumental, a Mabombe lançou seu primeiro álbum ano passado. O disco é um passeio por sonoridades e sensações que partem sempre da bases do rock. No show do Rec-Beat Apresenta#2, o trio vai executar as quatro longas e envolventes faixas que integram o disco, Fervo, Bazaruto, Mãe das bombas
e El Dorado. Além das composições de Udubio, o grupo decidiu incluir no repertório faixas novas e uma releitura da Budas Band

O trio – formado por Antônio Marques (bateria), Carlos Carvalho (guitarra) e Victor Giovanni (contrabaixo) – intitulou seu registro de Udubio e revela ao ouvinte, logo em sua capa: o experim entalismo também tem espaço no processo criativo da Mabombe.

DJ Soma

Felipe Ferraz é o Dj Soma. Tocando em festas desde 2009, tem como sua marca a pesquisa de raridades e clássico de todos os estilos musicais que seleciona em seus sets. No Rec-Beat Apresenta, Soma preparou um set especial de afrobeat, jazz e rock progressivo.

Serviço:

Rec-Beat Apresenta #2
Shows de Abeokuta, Mabombe e Cosmo Grão, com participação de DJ Soma.
Exibição do filme Festival Rec-Beat 2014
Quinta-feira, dia 29 de janeiro, às 22h
Ingressos: R$ 25
Local: Estelita (Avenida Saturnino de Brito, 385, Cabanga)