BLOG

Russo Passapusso - Foto: Fábio Bitão/Divulgação

O Rec-Beat 20 Anos inicia sua maratona de shows. Sete atrações, entre bandas, DJs e VJ, dão os primeiros acordes do pontapé inicial, hoje a noite, de um dos maiores festivais independentes de música do Brasil.

Até terça-feira (17), outras 23 bandas subirão ao palco do Cais da Alfândega. Com patrocínio da Prefeitura do Recife e apoio do Governo do Estado de Pernambuco, o Rec-Beat reúne nomes da nova música nacional e internacional e outros já consagrados, numa grande celebração rítmica e melódica dos mais diversos gêneros musicais.

Abrindo a noite às 20h e recepcionando os primeiro foliões, o DJ pernambucano Vinicius Leso promete colocar todo mundo para dançar antes do primeiro show e entre as outras atrações da noite.

O primeiro músico a se apresentar é o argentino Axel Krieger. A partir das 21h, ele mostra pela primeira vez ao público do Recife sua amálgama de rock com cumbia. Empoderado de seus intrumentos – ele toca piano, flauta, percussão, saxophone e acordeon -, Axel é considerado um dos mais importantes nomes da cena independente de Buenos Aires. Experimental e dançante, seu som vem rodando pela Europa já há alguns anos. Junto a Axel, a VJ Milena Sá sobe ao palco e assina, até o final da noite, todas as projeções visuais, deixando a noite ainda mais bonita, integrando as artes visuais com o repertório das bandas.

Em seguida, é a vez de DJ Dolores subir ao palco. Já bem conhecido do publico local, o veterano da cena Mangue traz um show inédito de seu projeto Banda Sonora. Acompanhado de oito músicos – dentre eles Issar e Jr. Black nos vocais -, ele executa ao vivo faixas de trilhas sonoras que compos para filmes e espetáculos de artes cênicas. Dentre as faixas mais conhecidas está a polêmica e bem-humorada “A polca do cu”, do filme “Tatuagem”.

O terceiro artista da noite é o baiano Russo Passapusso. Vocalista da BaianaSystem, Russo traz pela primeira vez na capial pernambucana seu elogiado projeto solo. “Paraíso da miragem”, seu primeiro álbum, foi considerado um dos melhores lançamentos nacionais de 2014. Russo traz para o palco, às 23h10, as mesclas dançantes e o forte diálogo entre os ritmos genuiamentes brasileiro e a música norte- amerciana da década de 1970 do disco. Vai ser muito samba no pé e soul na cabeça!

O publico vai poder conferir como penúltima atração da primeira noite um show especial de Lucas e a Orquestra dos Prazeres. O percussionista pernambucano Lucas dos Prazeres montou há quarto anos sua orquestra que vem ao Rec-Beat com o inédito espetáculo “Repercutir”. A harmonia e força dos tambores, unidas a experimentações sonoras, e releituras de artistas brasileiros consagrados vão tomar conta do Cais do Alfândega até a primeira hora da madrugada.

Quem fecha a primeira noite do festival é Chico Correa – Baile Muderno. O DJ paraibano chamou para esse seu novo projeto o MC Pereira. A música cantada ao vivo interage com os sets de mesclas de ritmos tradicionais nordestinos com samplers e batidas eletrônicas bem characterístcas de Chico. A dupla sobe ao palco a 1h45 e anima o public até às 3h, garantindo animação e boa música até de madrugada.

Programação, sábado:

20h – Dj Vinicius Leso* (PE)
21h – Axel Krygier (Argentina)
22h – Dj Dolores: Banda Sonora (PE)
23h10 – Russo Passapusso (BA)
00h30 – Lucas e A Orquestra dos Prazeres (PE)
01h45 – Chico Correa – Baile Muderno (PB)

*Nas projeções Vj Milena Sá.